Visto americano: entrevista presencial dispensada até o fim de 2024
O governo dos Estados Unidos estendeu a medida que permite a dispensa de entrevista presencial em determinados tipos de vistos americanos.
O governo dos Estados Unidos prorrogou a validade da medida que permite que consulados e embaixadas dispensem entrevistas presenciais para solicitação ou renovação de certos tipos de vistos americanos.
O Departamento de Estado americano renovou recentemente a regra, estendendo-a até o final de 2024. A principal meta é reduzir as filas nos postos consulares globais, decorrentes da crescente demanda por vistos americanos.
Iniciativa de renovação de vistos americanos
Durante a pandemia, implementou-se essa iniciativa para facilitar a renovação de vistos não imigratórios, como os de turismo e negócios (B1/B2), que compõem mais de 90% das emissões para brasileiros.
A dispensa da entrevista consular pode acontecer para portadores de visto não imigratório cujo documento não tenha expirado há mais de 48 meses até 2024.
LEIA MAIS: 4 erros que acabam com suas chances na entrevista de emprego
Solicitação de vistos para primeira viagem
Para solicitações de novos vistos, a dispensa da entrevista também se aplica se o solicitante já tiver um visto imigratório não B1/B2 válido nos últimos 48 meses.
No entanto, para a emissão inicial, a entrevista consular continua sendo obrigatória, com exceção do visto H-2 para trabalhadores temporários em setores sazonais, como agricultura.
Rodrigo Costa, CEO do Viva América, empresa especializada em serviços imigratórios, destaca que os candidatos elegíveis para a dispensa da entrevista devem solicitar o visto em seu país de residência e não podem ter histórico de recusa anterior.
Ele enfatiza que, em casos de aparente inelegibilidade, a autoridade consular pode, a seu critério, exigir a entrevista.
LEIA MAIS: Cidade brasileira foi eleita, na Espanha, como a mais inteligente do mundo. Confira!
No Brasil, onde as filas de espera para agendamento de entrevistas atingiram recordes em 2022 e 2023. Nesse período, com esperas superiores a 600 dias em alguns casos, o consulado adotou algumas medidas para reduzir os prazos.
A contratação de funcionários e o atendimento aos sábados pela Embaixada reduziram a média de espera para o visto B1/B2 para 36 dias. A melhora iniciou em novembro de 2022.
Comentários estão fechados.