Você é uma pessoa narcisista? 8 sinais indicam que sim

Veja a seguir os comportamentos de pessoas narcisistas que revelam sua necessidade de superioridade e atenção.

As pessoas com narcisismo exibem uma série de comportamentos que revelam sua necessidade incessante de superioridade e atenção constante. Contudo, esses traços podem impactar não apenas suas relações pessoais, mas também o ambiente de trabalho. Por isso, vamos explorar oito dessas atitudes frequentemente exibidas por indivíduos com esse perfil.

Atitudes típicas de um narcisista

1. Soberba em excesso

A mania de grandeza é uma característica distintiva do narcisismo, pois essas pessoas frequentemente se gabam de suas conquistas, menosprezam os outros e insistem em estar sempre no comando.

Além disso, no cenário profissional, líderes com traços de soberba tendem a impor altas demandas aos colaboradores, adotando uma postura rude quando as expectativas não são atendidas e criando situações desafiadoras para reforçar sua própria autoestima.

Leia mais: 4 passos para ter uma semana produtiva e fazer sobrar tempo

2. Necessidade insaciável de atenção

Os narcisistas buscam constantemente o centro das atenções, compartilhando repetidamente suas realizações e qualidades, em uma tentativa constante de validação e reconhecimento.

Logo, nessas interações, demonstram escasso interesse pela vida alheia, a menos que a pessoa em questão seja considerada relevante e capaz de oferecer algum tipo de benefício ou vantagem.

3. Empatia ausente

A falta de empatia é uma marca registrada desse transtorno de personalidade, dificultando a capacidade de compreender e se relacionar com os sentimentos dos outros.

4. Insegurança

Apesar da aparência de confiança, quando não obtém a atenção que considera essencial para sua autoestima ou para validar suas escolhas, os narcisistas são impulsionados pela insegurança, buscando constantemente validação e aprovação externas.

Nesse sentido, eles sentem a necessidade de buscar maneiras de conquistar a admiração alheia, o que pode resultar em comportamentos artificiais ou incomuns.

Leia mais: Como ter uma vida melhor em 2024? 10 hábitos que vão te ajudar

5. Manipulação sutil

Para manter seu status e controle, os narcisistas muitas vezes recorrem à manipulação emocional e psicológica de pessoas ao seu redor, visando alcançar seus objetivos pessoais.

Entre as estratégias empregadas para manipular as pessoas incluem-se:

  • Elevar a autoestima do indivíduo para desarmá-lo e, em seguida, questioná-lo intensamente sobre suas habilidades;
  • Recorrer à chantagem emocional para induzir sentimentos de culpa;
  • Minar a confiança alheia, levando-a a questionar suas próprias capacidades;
  • E adotar comportamentos passivo-agressivos, alternando entre afeto e hostilidade.

6. Vitimização estratégica

Ao se fazer de vítimas, os narcisistas buscam manipular os outros e justificar seus comportamentos prejudiciais, buscando simpatia e apoio.

7. Falta de responsabilidade

A recusa em assumir responsabilidade por seus erros é comum entre os narcisistas, que frequentemente culpam os outros por suas próprias falhas e fracassos.

Leia mais: 5 sinais que indicam que seu relacionamento está acabando

8. Intolerância à crítica

Por fim, os narcisistas são extremamente sensíveis à crítica, embora tentem disfarçar esse medo por trás de uma fachada de confiança. Desse modo, eles temem a desaprovação e rejeição, o que os leva a evitar qualquer forma de feedback negativo.

Comentários estão fechados.