Você sabe para o que serve o infravermelho do seu celular?

Seu celular pode ter, entre as ferramentas, o infravermelho, que pode liberar diversas funcionalidades no seu aparelho.

O celular é usado para praticamente tudo nos dias de hoje. Levamos uma vida inteira dentro desses dispositivos, e muitas funcionalidades tornam nossa rotina mais fácil. No entanto, os smartphones possuem algumas ferramentas “ocultas”, das quais poucas pessoas têm conhecimento ou sabem para que servem.

Uma delas é o infravermelho, amplamente usado em celulares antigos, mas que tem sido abandonado pelos modelos mais recentes. Você já utilizou o infravermelho no celular alguma vez na vida? Sabe para que serve? Sabe se o seu celular possui? Vamos te contar tudo o que você precisa saber!

Para que serve o infravermelho no celular?

O infravermelho está presente em vários aparelhos do cotidiano, como ar-condicionado, controles remotos, caixas de som, entre outros. Trata-se de uma radiação eletromagnética com frequência abaixo do que nossos olhos podem captar, ou seja, abaixo da luz vermelha.

Essa radiação possibilita a realização de coisas interessantes, como detectar movimentos em câmeras com captura térmica e a troca de dados nos controles.

Nos celulares, temos o IrDA, que tem como objetivo enviar dados de um dispositivo para outro de maneira simples. Com ele, é possível enviar fotos, vídeos, músicas e documentos, da mesma forma que ocorre hoje com o bluetooth e outras tecnologias.

Além disso, é usado nos celulares como detector de movimentos, por exemplo, para tirar fotos com gestos das mãos ou detectar o rosto próximo ao aparelho.

Leia mais: 5 principais comandos para usar no ChatGPT e aprender inglês

Seu celular possui o infravermelho?

Com o surgimento do bluetooth, NFC e compartilhamento por Wi-Fi e dados móveis, o infravermelho foi deixado de lado na fabricação de celulares. No entanto, algumas empresas ainda implementam essa ferramenta em seus dispositivos.

É o caso da Xiaomi, que continua produzindo aparelhos com infravermelho até hoje, assim como a Vivo e a Realme, que ainda o disponibilizam em alguns modelos. Marcas como Samsung, Motorola e Huawei descontinuaram a ferramenta há alguns anos.

Caso seu celular não tenha essa funcionalidade e você deseje tê-la, é possível adicioná-la através de um adaptador com plug USB ou pela entrada de fones. Dessa forma, você pode utilizar as funcionalidades do infravermelho sem a necessidade de ter a ferramenta de fábrica.

Comentários estão fechados.