Você sabe quais foram os celulares mais vendidos da história?

Nokia e Apple lideram a lista, mas sem lançamentos muito recentes

Antes da chegada dos smartphones, uma marca dominava a venda dos aparelhos móveis: a Nokia. Basta ver aqueles mais queridinhos, como o Nokia 8210. Essa também foi a conclusão de uma pesquisa que avaliou os celulares mais vendidos dos últimos 20 anos. Ao lado da marca finlandesa, apenas uma concorrente de peso: a Apple.

A pesquisa tem a autoria da Visual Capitalist, com dados da Yahoo! Finance e da consultoria Omdia. Os resultados foram publicados na Statista e revelaram a lista dos aparelhos móveis que lideraram as vendas no mercado por duas décadas.

Nela, aparecem apenas duas marcas, Nokia e Apple. Entretanto, todos são modelos que saíram há mais de 10 anos, de modo que nenhuma das versões atuais alcançou o mesmo grau de massificação. Isso apesar das notáveis melhorias em desempenho, câmeras e design.

Os celulares mais vendidos da história

Veja, a seguir, o top  dos celulares que, juntas, Nokia e Apple mais venderam ao longo dos anos.

iPhone 6s/6s Plus

O quinto lugar desta lista é do iPhone 6s/6s Plus. O modelo teve início das vendas em 2015 e, ao combinar as duas versões, fez com que a Apple vendesse 174 milhões de unidades em todo o mundo.

Mas, o telefone parou de receber atualizações em 2022, então os usuários ficaram no iOS 15.

LEIA MAIS: Seu celular está em risco: 5 sinais de que ele pode estar sendo rastreado

Um dos celulares mais vendidos da história é o Nokia 105

O quarto lugar pertence ao Nokia 105. O lançamento original do aparelho foi em 2013, mas houve diferentes versões em 2015, 2017 e 2023 (sim, tivemos um Nokia no ano passado).

Ao longo dos anos, recebeu melhorias em design e bateria, por isso continua atual. Até o momento, acumula 200 milhões de unidades vendidas e é o único deste top cinco que ainda está à venda.

iPhone 6/6 Plus

Na disputa acirrada dos celulares mais vendidos da história, o terceiro lugar foi para a marca da maçã. A Apple aparece novamente com o modelo principal do iPhone 6/6 Plus, cuja versão parou de funcionar em 2023.

Entretanto, durante sua vida útil acumulou 222 milhões de unidades vendidas. Por isso, é também o telefone mais comercializado da empresa.

Os dois celulares mais vendidos da história são da Nokia

Enfim, chegamos ao topo da lista! Os modelos tiveram, como foco inicial, oferecer às pessoas usuárias um dispositivo simples, com poucas funções. Entretanto, totalmente funcional para fazer chamadas e enviar mensagens de texto, as prioridades no momento do lançamento.

Sendo assim, o segundo lugar fica com o Nokia 1110. O modelo chegou ao mercado em 2005 como uma versão melhorada do que ocupa o primeiro lugar da lista.

Deste modo, oferecia as mesmas opções, mas com um design mais fino e maior capacidade de armazenamento de contatos. No total, foram vendidas 248 milhões de unidades.

LEIA MAIS: Como otimizar seu celular Android com o Gemini? Confira aqui!

Por fim, o primeiro lugar é o Nokia 1100. Só para ilustrar, foram 250 milhões de unidades e, evidentemente, tornou-se um dos ícones da empresa. O dispositivo veio para o mercado em 2003 oferecendo funções muito específicas, mas úteis para a época:

  • tela monocromática
  • armazenamento de até 50 contatos e 50 mensagens de texto
  • lanterna
  • capacidade para criar sete tons personalizados
  • jogos
  • design resistente

Porém, o telefone parou de ser fabricado em 2009. Mesmo assim, seu número de vendas superou outros produtos tecnológicos importantes como o PlayStation 5, o Nintendo DS e o iPod.

E cadê a Nokia?

Apesar do grande desempenho em vendas durante a primeira década dos anos 2000, a Nokia não conseguiu se estabelecer no mercado de smartphones. Então, após trabalhar com a Microsoft, foi se afastando gradualmente do setor.

Um exemplo dessa decisão é o caminho que a HMD, empresa proprietária da marca, tomou para criar sua própria linha de smartphones. Assim, se distanciou um pouco da Nokia, que continuará fabricando celulares básicos como os que projetava anteriormente.

Nos resta saber se a empresa vai, algum dia, liderar mais uma lista com os celulares mais vendidos da história.

ARTIGOS RELACIONADOS:

Comentários estão fechados.