Você sabe quantas vezes lavar o cabelo por semana?

A frequência certa higieniza sem, entretanto, tirar a oleosidade natural dos fios

O cabelo é, inegavelmente, um reflexo de nossa identidade e, por isso, merece atenção especial. Mas, muitas vezes, a falta de uma rotina adequada de cuidados leva a problemas como queda e ressecamento. Neste sentido, especialistas em dermatologia enfatizam a importância de considerar quantas vezes lavar o cabelo por semana. Essa frequência é importante para manter a saúde e beleza dos fios.

Uma das maiores preocupações relacionadas aos cabelos é a queda dos fios. Por isso, muita gente busca por produtos e métodos que promovam um cuidado aparentemente eficaz. No entanto, muitas vezes essas soluções exigem investimentos significativos e nem sempre entregam os resultados esperados.

A boa notícia é que dá para evitar a queda e estimular o crescimento do cabelo sem muito esforço. Basta apenas ajustar a frequência de lavagem.

Quantas vezes lavar os cabelos por semana?

Vivemos em um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza. Mas, também, bem, bem quente, né? As ondas de calor recentes apenas reforçam o poder das altas temperaturas por aqui.

Daí, vem aquele instinto de lavar os cabelos todos os dias. Mas, a verdade é que essa lavagem diária pode ser prejudicial, pois retira a oleosidade natural que protege os fios.

Sendo assim, o ideal é programar essa frequência para três vezes na semana. Assim, os fios ficam limpinhos e sem risco de desidratação. Contudo, não se trata apenas de lavar.

Primeiramente, é fundamental observar a temperatura da água, pois se for muito quente, causa problemas adicionais. Por exemplo, a caspa. Então, prefira água morna e, preferencialmente, finalizar com um jato frio para selar os fios.

Quando passar o shampoo, evite aplicar o produto na extensão dos fios. Ou seja, concentre-o no couro cabelo para não ressecar os cabelos. Ademais, vale massagear o couro cabeludo durante a lavagem. Essa técnica ativa os folículos capilares e fortalecendo o cabelo.

Ah, e não adianta se preocupar em quantas vezes lavar os cabelos por semana se não os enxaguar bem. Os resíduos de shampoo e condicionador contribuem com a oleosidade e surgimento de caspa.

Finalmente, uma dica é aplicar óleos naturais para finalização. O produto, de modo geral, ajuda a nutrir e fortalecer os fios.

Leia mais: 5 técnicas simples para eliminar odores da roupa de treino rápido

A importância dos produtos certos

A princípio, algumas práticas cotidianas que a gente julga inofensivas, na verdade, podem ter efeitos devastadores na saúde do cabelo. Por exemplo, shampoos e condicionadores com compostos químicos agressivos.

Ainda, aqueles coques apertados, bem como rabos de cavalo lá em cima que, apesar de estilosos, estressam bastante os fios. Por forçarem demais a raiz, acabam contribuindo para a queda.

Por isso, além de saber quantas vezes lavar o cabelo por semana, é preciso tomar outros cuidados essenciais, como:

  • Uso de shampoos e condicionadores adequados ao seu tipo de cabelo
  • Aplicar esfoliantes para o couro cabeludo, uma vez por semana. O produto ajuda no crescimento dos fios ao eliminar impurezas e células mortas
  • Fazer tratamentos semanais com máscaras capilares, também ideais para o seu tipo de cabelo

Ah, e quando pentear os cabelos, comece pelas pontas, subindo até a raiz para evitar quebras. Incluir esses cuidados na sua rotina capilar fazer uma grande diferença na saúde e aparência do seu cabelo, além de ajudar a prevenir a queda.

Comentários estão fechados.