Você sabia que o inglês NÃO é a língua oficial dos EUA? Entenda!

Conheça a intrigante história por trás da ausência de uma língua oficial nos EUA, e quais outras línguas são faladas no país!

Apesar de dominar o país, o inglês não é a língua oficial dos EUA. Essa peculiaridade gera debates e levanta questões sobre identidade e inclusão. Portanto, para entendê-la, é preciso retornar a história do país.

Então, ficou curioso para saber por que o inglês não tem o título oficial dos Estados Unidos? Vamos descobrir a seguir!

Independência e linguagem oficial dos EUA: qual a relação?

Fundado por colonos ingleses, os EUA declararam sua independência em 1776. Tempos depois, figuras como John Adams, segundo presidente da república, sugeriu impor o inglês como língua oficial do país.

Entretanto, a proposta foi rejeitada pelo Congresso Nacional, que considerou-a “antidemocrática e uma ameaça à liberdade individual”.

Essa postura preservou a autonomia das diferentes comunidades e línguas presentes no território, cuja diversidade se expandiu com o tempo, com a imigração de italianos, chineses, holandeses, portugueses, árabes e outros grupos.

Leia mais: 5 idiomas mais falados no Brasil, além do português

Qual é a língua oficial dos EUA atualmente?

Desde então, os Estados Unidos nunca designaram uma língua oficial em sua constituição. Aesar de tentativas recorrentes de estabelecer o inglês como tal.

A proposta mais recente ocorreu em 2023, apresentada pelos senadores Kevin Cramer, de Dakota do Norte, e JD Vance, de Ohio. Porém, a forte tradição de autonomia regional e a realidade multicultural do país dificultam a aprovação.

Por outro lado, o princípio de autonomia das unidades federativas permite que 32 dos 50 estados considerem o inglês como língua oficial.

Leia mais: Quais são os 5 idiomas mais falados no mundo? Descubra!

Quais outras línguas faladas nos EUA?

Apesar de ser a língua mais falada nos EUA (78,3%), o inglês enfrenta o crescimento do espanhol, principalmente entre a população hispânica.

Além disso, o espanhol se consolida como a segunda língua mais falada nos EUA. Já o português aparece em terceiro lugar em estados como Connecticut, Massachusetts e Rhode Island, regiões com forte presença de brasileiros, angolanos e portugueses.

Essa mudança demográfica gera debates sobre o futuro linguístico do país e alimenta a discussão sobre a necessidade de oficializar o inglês.

Diante disso, o contestação sobre a língua oficial dos EUA permanece em aberto e continua a moldar a identidade e o futuro do país.

Comentários estão fechados.