5 dicas valiosas para uma noite de sono reparador. Confira!

Transforme suas noites tranquilas com dicas comprovadas para uma sono reparador.

Enquanto descansamos, nosso corpo realiza um trabalho vital para a restauração das funções essenciais do organismo, como o crescimento muscular, a síntese proteica e o reparo dos tecidos. Um sono adequado não apenas fortalece o sistema imunológico, mas também consolida a memória, reduz o estresse e melhora o humor, contribuindo para um estilo de vida saudável.

5 dicas para dormir melhor

Dados da Associação Brasileira do Sono (ABS) revelam que os brasileiros estão dormindo cada vez menos, causando muitos problemas de saúde. Para mudar essa situação, apresentamos 5 dicas para dormir melhor em 2024.

Valorize e priorize seu tempo de descanso

Entender que o descanso é fundamental para a rotina é o primeiro passo. Independentemente da correria do dia a dia, ter um sono adequado proporciona disposição, atenção e bem-estar.

Coloque como prioridade ter horários consistentes para dormir, ajuste sua agenda e abra mão de compromissos não essenciais para cuidar da sua saúde e produtividade.

LEIA MAIS: O alimento que reduz o açúcar no sangue, o colesterol e emagrece

Crie uma rotina do sono para dormir melhor

Ter hábitos regulares é essencial. Inclua rituais relaxantes, como dormir no mesmo horário, tomar chás calmantes e manter o ambiente organizado. Essas práticas enviam sinais ao cérebro, estabelecendo um padrão regular de sono.

Afastar-se das telas para dormir melhor

A desconexão digital é desafiadora, mas importante. Os dispositivos eletrônicos interferem na produção de melatonina, o hormônio do sono, e atrasam o sono REM. Desconecte-se dos aparelhos pelo menos uma hora antes de dormir para favorecer o relaxamento e a qualidade do sono.

Cuidado com alimentos e bebidas

Evite alimentos estimulantes, como café, bebidas alcoólicas, açúcar, refrigerantes e refeições pesadas antes de dormir. Consumir esses alimentos próximos ao horário de descanso interfere no estado de alerta e no relógio biológico, prejudicando o sono. Faça a última refeição pelo menos 2 horas antes de se deitar.

LEIA MAIS: 10 vegetais mais saudáveis, segundo a ciência! Você come algum?

Identifique problemas do sono

Se tiver dificuldades para dormir, procure ajuda médica para identificar problemas como apneia, insônia ou bruxismo. A consulta médica é vital em alguns casos, podendo envolver soluções paliativas, exames completos ou o uso de medicamentos. Procure um médico especializado em sono para receber orientações personalizadas.

Comentários estão fechados.