8 alimentos anti-inflamatórios para proteger o seu corpo

Uma dieta anti-inflamatória pode te dar muito mais disposição.

Muito se tem falado sobre a importância de desinflamar o corpo. Mas, você sabia que através da sua alimentação é possível fazer isso? Claro que é importante combiná-la com um estilo de vida saudável. Porém, simples mudanças na sua alimentação já serão capazes de te ajudar nessa tarefa. Por isso, aqui separamos alguns alimentos anti-inflamatórios que você deveria consumir. Escolha o que mais te agrade e faça as suas combinações. Torna a sua alimentação um momento divertido e único do seu dia.

Alimentos anti-inflamatórios

Na verdade, a inflamação é uma resposta natural do corpo a lesões ou infecções, e faz parte do processo de cicatrização e defesa do organismo. No entanto, quando a inflamação se torna crônica, pode levar a uma série de problemas de saúde. Por exemplo, doenças cardíacas, diabetes, artrite e até mesmo câncer. Então, uma das maneiras de reduzir a inflamação crônica é adotar uma dieta anti-inflamatória, que inclui alimentos que ajudam a reduzir a inflamação no corpo, como os que verá a seguir:

Ômega-3

O ômega-3 é um tipo de gordura saudável encontrada em peixes como salmão, sardinha e atum. Além de estar presente nas sementes de linhaça e chia. Além de ser anti-inflamatório, é importante para a saúde do coração, cérebro e sistema nervoso.

Brócolis

O brócolis é um vegetal rico em nutrientes, como vitaminas C e K, além de antioxidantes. É um potente anti-inflamatório e também contém sulforafano, um composto que pode ajudar a combater o estresse oxidativo e reduzir o risco de doenças crônicas.

Leia mais: 9 alimentos que você jamais deve comer crus

Cúrcuma

A cúrcuma contém um composto chamado curcumina, que tem sido estudado por seus efeitos na redução da inflamação. Além disso, pode ser adicionada a diversos pratos, como curry, sopas e smoothies, para obter seus benefícios anti-inflamatórios.

Sementes de abóbora

Deliciosas! Além de ajudar na saciedade e no emagrecimento, as sementes de abóbora são uma excelente fonte de nutrientes, como magnésio, ferro, zinco e ácidos graxos ômega-3 e também têm propriedades anti-inflamatórias. Aqui, abuse da sua criatividade, você pode consumi-las cruas, torradas ou adicionadas a saladas, iogurtes e smoothies.

Tomate

O tomate é uma fruta rica em licopeno, um antioxidante conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias. Além disso, o tomate também é uma boa fonte de vitaminas A e C, que são importantes para a saúde do sistema imunológico. O licopeno no tomate é mais facilmente absorvido pelo corpo quando é cozido ou consumido com uma fonte de gordura saudável, como o azeite de oliva.

Chia

Essas são uma excelente fonte de fibras, proteínas e ácidos graxos ômega-3, além de serem anti-inflamatórias. Além disso, também são ricas em antioxidantes, que ajudam a combater o estresse oxidativo e proteger as células contra danos.

Abacate

É uma fruta rica em gorduras saudáveis, como o ácido oleico, que tem propriedades anti-inflamatórias. Além de ser uma boa fonte de vitamina E, um antioxidante que ajuda a combater o estresse oxidativo. O abacate tem a vantagem de combinar tanto com pratos salgados, quanto doces. Portanto, toda a criatividade é válida aqui! Consuma essa fruta em saladas, guacamole, smoothies ou como acompanhamento de diversos pratos.

Leia mais: 3 bebidas com as quais você não pode tomar seus medicamentos

Frutas vermelhas

As frutas vermelhas, como morangos, amoras e framboesas, são ricas em antioxidantes, como antocianinas e vitamina C. Estes antioxidantes têm propriedades anti-inflamatórias. Sem contar que são uma boa fonte de fibras, importantes para a saúde digestiva, ajudando também a reduzir a inflamação no intestino.

Por fim, além dos alimentos mencionados acima, outros alimentos que podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo incluem azeite de oliva, peixes gordurosos, nozes, sementes e vegetais de folhas verdes. Ou seja, opção é o que não falta. Porém, lembre-se de consultar um profissional de saúde antes de fazer qualquer mudança significativa na sua dieta.

Comentários estão fechados.