3 bebidas com as quais você não pode tomar seus medicamentos
Muitas pessoas utilizam os mais diversos tipos de bebida para ajudar a engolir um comprimido, mas isso não é recomendado.
Tomar medicamentos é uma tarefa automática para muitas pessoas, ainda mais para aquelas que tomam remédios contínuos. Muitas vezes, na correria, o comprimido é ingerido com qualquer líquido que a pessoa vê pela frente, mas isso pode ser um problema.
Os medicamentos possuem uma série de componentes que precisam ser absorvidos pelo organismo, e para que isso seja feito de forma completa, é preciso ter alguns cuidados com as combinações ingeridas junto ao comprimido.
Muitas pessoas pensam que o medicamento precisa entrar no corpo, apenas, para que possa fazer efeito. Mas quem entende minimamente de química, sabe que algumas combinações podem simplesmente cortar alguns efeitos de substâncias presentes ali.
Como deve ser ingerido os comprimidos?
Antes de mais nada, os comprimidos são elaborados para ter a absorção no local certo do organismo. Por isso você encontra diferentes comprimidos, sendo alguns em cápsulas, cápsulas gelatinosas, pastilhas, drágeas. Além disso, cada um tem um tempo e uma forma de absorção, e um local certo, como estômago, intestino, fígado, saliva, dentre outros.
Acontece que, todos os medicamentos são testados em água, não havendo recomendações consumo com outros tipos de bebidas. Isso porque outras bebidas podem ter componentes que inibem ou atrapalhem a absorção de algum componente do medicamento, diminuindo ou até mesmo cortando a eficácia.
Por isso, toda medicação deve ser ingerida com água, para que não possa haver erros na hora de ser absorvida, e nem mesmo surja efeitos colaterais indesejados, pela combinação errada de componentes.
Leia mais: Comer fígado cru faz bem à saúde? Confira benefícios e riscos
Bebidas que não devem ser ingeridas com medicamentos
- Bebidas alcóolicas – a bebida alcóolica pode deixar seu organismo mais lento ou mais acelerado. Assim, isso pode interferir na eficácia do medicamento. Além disso, a ingestão com antidepressivos, remédios para dormir, calmantes e anticonvulsivantes pode ser bastante perigosa, por aumentar a eficácia do medicamento.
- Café – a cafeína presente no café e outras bebidas estimulantes pode diminuir a absorção de alguns medicamentos. Entre eles estão alguns vasodilatadores, calmantes e antidepressivos. Além disso, a mistura de algumas substâncias com a cafeína pode levar a taquicardia e agitação.
- Leite – O cálcio presente no leite pode atrapalhar a absorção de alguns medicamentos específicos. Por exemplo,um deles é a tetraciclina, utilizado para o tratamento de acne. Além disso, o cálcio também pode dificultar a absorção de ferro, podendo interferir no tratamento medicamentoso para anemia.
Então, quando for ingerir estes alimentos, cuide para dar um intervalo de tempo entre a ingestão do medicamento, para que a absorção do mesmo não seja prejudicada. Além disso, lembre-se sempre de perguntar ao seu médico sobre esse tipo de interação.
Comentários estão fechados.