Afinal, o que é o vinho laranja e por que está virando um sucesso?
Produção da bebida é diferente do tinto e branco, mas é igualmente delicioso.
Para muitas pessoas, vinho é assunto sério. Por esse motivo, seja o branco, tinto ou rosé, qualidade é algo indispensável. Inclusive, uma versão laranja vem sendo produzida no Brasil e tem feito sucesso entre os sommeliers. Isso não apenas pela cor diferente, mas pelo seu sabor único e memorável. Para isso, conta com um processo de produção diferente, além de outros tipos de uva em sua composição.
Como esse vinho é feito?
Antes de tudo, é importante destacar que esse vinho não é feito com a fruta laranja. Na verdade, recebe esse nome somente pela sua cor, que é mais alaranjada e lembra o âmbar. Ele se diferencia porque as cascas das uvas não são removidas em sua fermentação. Dessa forma, fica mais tempo em contato com o suco das frutas. Inclusive, basicamente qualquer uva branca pode ser utilizada, visto que o vale é o contato com o mosto.
Apesar de ser originado na Ásia, é muito comum em alguns países europeus e na América Latina, sobretudo no Chile e Argentina. O Brasil também possui alguns produtores, especialmente na Serra Gaúcha, localizada no Rio Grande do Sul. Nesse sentido, algumas vinícolas se destacam, como a Era dos Ventos, que é uma referência nesse tipo de fermentação, utilizando bastante a Peverella e Moscaot.
Leia mais: Bebida alcoólica de acerola? Veja a novidade do mercado
Com o que ele combina?
No geral, muitas pessoas costumam ligar os vinhos laranjas ao rosé ou ao branco. No entanto, são mais semelhantes ao tinto, devido aos taninos. Logo, combinam com alimentos semelhantes, como massas, peixes e alguns frutos-do-mar. Em alguns casos, especialistas destacam o seu uso com comidas apimentadas, como é o caso da culinária indiana.
Os pratos vegetarianos, no geral, também são uma excelente combinação, sejam os risotos, saladas de cogumelos, etc. No final, sua intensidade vai além dos brancos, mas é inferior ao tinto, o que permite um maior equilíbrio com alguns pratos.
Comentários estão fechados.