Qual é o significado das cores de cada alimento que você come?
Um prato colorido pode gerar uma grande melhora em sua saúde. Veja o que cada cor de alimento pode beneficiar você.
Você sabia que montar um prato bem colorido tem muitos benefícios? Não é à toa que os nutricionistas sempre enfatizam a importância de variar a cor dos alimentos. Isso se deve à disponibilidade de nutrientes em cada cor de alimento.
Cada cor representa a maior disponibilidade de certos nutrientes, o que está relacionado a diferentes partes do nosso organismo, trazendo benefícios variados conforme a ingestão e combinação.
Hoje vamos explicar como cada cor de alimento pode influenciar o seu organismo. Confira!
Entenda o significado das cores das comidas que você ingere
Amarelos
Os alimentos amarelos têm o poder de auxiliar no processo digestivo devido à sua grande quantidade de fibras e bioflavonoides. Isso pode melhorar a atividade prebiótica, beneficiando a digestão.
Experimente consumir uma fatia de abacaxi ou beber chá de gengibre após as principais refeições. Ou então, adicione abobrinha ao seu prato.
Leia mais: 4 alimentos processados que fazem bem para a sua saúde e você não sabia
Roxos
Os alimentos roxos possuem alta concentração de vitamina B1, agindo de forma positiva na melhora do foco, concentração e até mesmo na memória. Eles também ajudam a reduzir neuroinflamações associadas ao desenvolvimento de depressão e ansiedade.
Você pode encontrar esses benefícios em alimentos como mirtilo, beterraba, ameixa, amora, repolho roxo, bem como nos chás de lavanda e chá preto.
Vermelhos
Os alimentos vermelhos são ricos em antioxidantes, especialmente as antocianinas, que podem ser benéficas para mulheres na menopausa. Eles também auxiliam na redução da inflamação. Você pode encontrar esses benefícios no tomate, morango, pimentão, cereja, melancia, entre outros.
Verdes
Os alimentos verdes são ricos em vitaminas do complexo B, sendo ótimos aliados da saúde cardiovascular. Além disso, são ricos em fibras, aumentando a saciedade nas refeições e contribuindo para o funcionamento do intestino. Aproveite esses benefícios incluindo couve, alface, agrião, brócolis, rúcula, abacate e outros em suas refeições.
Leia mais: A atividade física é mesmo importante? 6 dicas para incluí-la na sua rotina
Laranjas
Os alimentos laranjas são ricos em carotenoides, antioxidantes que promovem a saúde da pele. Além disso, podem ser aliados das mulheres na manutenção da saúde ovariana. Para isso, aposte em alimentos como mamão, abóbora, laranja, manga e temperos como a cúrcuma.
Brancos
Alimentos brancos podem ser muito benéficos para a saúde do coração, músculos e principalmente dos ossos, pois são ricos em potássio e cálcio. Adicione à sua dieta alimentos como couve-flor, batata, cebola e alho.
Comentários estão fechados.