Mulheres dormem melhor com o pet do que com parceiros? Entenda!

Pets, sobretudo cães, são menos propensos a interromper o sono das tutoras, além de ajudar a criar uma rotina regular

Antes com o pet do que mal acompanhada! Uma pesquisa da Universidade de Nova York revelou que as mulheres dormem melhor com seus animais de estimação do que com parceiros ou parceiras. Segundo o estudo, a razão está no menor risco de serem acordadas durante a noite.

A Dra. Christy L. Hoffman liderou a pesquisa, examinando 962 mulheres residentes nos Estados Unidos. Dessas mulheres, 55% relataram dividir a cama com seus cães ou gatos, enquanto o restante compartilhava a cama com outra pessoa.

Inicialmente, as participantes responderam a um questionário sobre a qualidade do sono. Além disso, elas expressaram o sentimento de segurança ao lado de seus animais de estimação e como a presença dos parceiros influenciava seu descanso noturno.

Quer saber o que elas responderam? Continue lendo o artigo!

É fato: mulheres dormem melhor com o pet

Parceiros e parceiras podem não acreditar, mas após analisar os resultados, Hoffman e sua equipe descobriram que, de fato, o sono é melhor ao lado de um pet. Especialmente, os cãezinhos!

A princípio, as tutoras de cães devem ajustar seus horários conforme o ritmo do pet. Por exemplo, elas podem optar por dormir cedo para despertar mais cedo e passear com eles, mantendo, assim, um estilo de vida mais saudável.

Além disso, geralmente, as horas de sono dos cachorros coincidem com as dos humanos, o que ajuda a criar uma rotina regular para ambos.

Por outro lado, os homens são mais propensos a interromper o sono das mulheres, proporcionando-lhes menos sensação de conforto. É por isso que se diz que as mulheres dormem melhor com o pet.

E quanto aos gatos? A princípio, há indícios de que os felinos também sejam um tanto arteiros e possam acordar suas tutoras no meio do sono, mas aparentemente com menos intensidade do que outros humanos.

Leia mais: Novo dispositivo é capaz de isolar o cérebro do resto do corpo: Como funciona?

Boa notícia para especialistas do sono?

De fato, este não é o primeiro estudo sobre o tema. Mulheres e tutores de animais em geral parecem dormir melhor com seus pets. Há algum tempo, o Centro do Sono e Clínica Mayo, no Arizona, EUA, também realizou uma pesquisa semelhante.

Naquela época, 150 pacientes foram pesquisados, sendo que 74 eram donos de cachorros. Desses, 56% permitiam que seus animais dormissem com eles, e 41% afirmaram que isso não prejudicava o sono; pelo contrário, contribuía para um descanso mais tranquilo.

Os resultados levaram Lois Krahn, líder do estudo, a afirmar que os profissionais de saúde que tratam dos distúrbios do sono deveriam questionar sobre o ambiente de sono em casa, considerando a presença de animais de estimação para encontrar soluções e, consequentemente, otimizar o sono.

E você, tem um cachorro? Concorda que ele ajuda a dormir melhor? Se ainda não deixa que seu pet divida a cama com você, melhor mudar de ideia!

Comentários estão fechados.