4 alimentos processados que fazem bem para a sua saúde e você não sabia
Muitas pessoas consideram os alimentos processados como vilões para a saúde. No entanto, alguns deles podem ser bons para você.
Todos sabem que quanto mais natural um alimento, melhor para a saúde. No entanto, houve um aumento preocupante no consumo de alimentos processados nas últimas décadas.
O problema é que esses alimentos geralmente contêm ingredientes prejudiciais à saúde, e muitos dos problemas de saúde atuais, decorrentes do excesso de peso e hábitos não saudáveis, têm origem no consumo excessivo desses alimentos.
Contudo, acredita-se que alguns alimentos processados possam, na verdade, ser benéficos para a saúde. Não é necessário eliminar todos os alimentos processados, pois alguns podem ser inclusos em sua alimentação de forma vantajosa.
Alimentos processados que podem ser bons para você:
Leite
Muitas pessoas alegam que o leite é inflamatório, o que é um equívoco. Este é um excelente alimento para incorporar à dieta diária, pois é rico em nutrientes essenciais para o organismo.
O leite de vaca é considerado um alimento processado devido à pasteurização, que garante sua segurança e preservação. Da mesma forma, os leites vegetais, que passam por transformação de outros alimentos, são igualmente benéficos.
Leia mais: É possível diagnosticar diabetes tipo 2 pela sua voz?
Feijão enlatado
O feijão enlatado pode ser uma maneira prática de consumir essa leguminosa, especialmente para aqueles que não sabem prepará-la em casa. Apesar de ser considerado um alimento processado, é um exemplo dos “processados saudáveis”.
Podem conter aditivos para conservação, mas um enxágue rápido resolve a questão. Ao escolher a marca, é importante observar o teor de sódio, já que algumas marcas exageram nesse componente.
Peixe enlatado
Nem sempre é fácil consumir peixe fresco, e os enlatados facilitam esse consumo. Atum, sardinha e salmão são ricos em ômega-3 e, enlatados, têm longa durabilidade e são facilmente transportáveis.
A preocupação aqui são os aditivos presentes nas latas, especialmente nos mergulhados em óleo ou com alta concentração de sódio. No entanto, os benefícios superam os malefícios quando consumidos de forma moderada.
Leia mais: Novo dispositivo é capaz de isolar o cérebro do resto do corpo: Como funciona?
Pão
O pão é uma excelente fonte de carboidratos e está presente na maioria das mesas ao redor do mundo. Geralmente embalado, é considerado um alimento processado, mas continua sendo uma ótima opção para consumo diário.
Comentários estão fechados.