Após quanto tempo parado você perde os efeitos da musculação?

Você sabe o que é memória muscular?

A atividade física é mais do que uma questão de beleza, é uma questão de saúde. Por isso, com o aumento da prevalência de diversas doenças crônicas muito se tem falado sobre a importância de um estilo de vida saudável e do papel da musculação no aumento da qualidade de vida. A musculação é importante para garantir o fortalecimento muscular, sendo uma maneira de ter mais independência e evitar a sarcopenia da idade. Mas, você já ouviu falar em memória muscular?

O que é a memória muscular?

Antes de mais nada, a memória muscular é um fenômeno fisiológico que ocorre no nosso corpo como resultado da prática regular de exercícios físicos. Ela se refere à capacidade dos nossos músculos de “lembrarem” de movimentos específicos e de se adaptarem mais rapidamente a esses movimentos quando são repetidos.

Quando realizamos um exercício físico, como levantar pesos na academia ou praticar uma determinada modalidade esportiva, nossos músculos passam por um processo de adaptação. Então, durante esse processo, ocorrem mudanças a nível neuromuscular, como o aumento da força e da massa muscular, que são fundamentais para melhorar o desempenho e a eficiência dos movimentos.

Leia mais: 5 dicas simples para perder gordura abdominal de forma fácil e saudável

Quanto tempo demora para o corpo se adaptar a um estímulo muscular?

Bem, um estudo da Universidade de Brown, nos Estados Unidos, publicado na Frontiers in Physiology, mostrou que essas adaptações neuromusculares positivas ocorrem em média em 4 semanas. Então, passado esse tempo, o nosso corpo consegue executar de forma mais eficaz esses determinados movimentos.

Quanto tempo demora para o corpo se esquecer do estímulo?

No entanto, o efeito negativo ocorre de forma um pouco mais rápida. Assim, quando ficamos sem praticar exercícios físicos por um período prolongado, começam a ocorrer perdas neuromusculares. Estudos mostram que, após duas semanas sem atividade física, já é possível observar uma redução na massa e na força muscular. Além disso, essas perdas se intensificam à medida que o sedentarismo se prolonga, podendo afetar habilidades coordenativas e de aprendizado.

Leia mais: Jejum Intermitente: a dieta que promete emagrecer e melhorar a saúde

Então, nunca mais poderei parar de treinar?

Porém, é importante ressaltar que a memória muscular não significa que nunca mais precisaremos treinar para manter os resultados conquistados. Após um período de inatividade, mesmo que tenhamos alcançado um bom condicionamento físico anteriormente, é necessário retomar a prática regular de exercícios para manter e até mesmo recuperar o nível de desempenho anterior.

Além disso, um ponto interessante é que a memória muscular não se limita apenas a movimentos complexos ou específicos de esportes. Ela também está presente em atividades cotidianas, como andar de bicicleta ou nadar. Afinal, quem nunca ouviu a expressão “é como andar de bicicleta, você nunca esquece”? Isso acontece porque, mesmo após um longo período sem praticar essas atividades, nosso corpo ainda “lembra” como realizá-las.

Porém, é importante destacar que a resposta corporal aos movimentos pode ser reduzida após um período de inatividade. Ou seja, ao voltar para a academia após um tempo sem treinar, não é que esquecemos como ligar a esteira, por exemplo, mas o nosso corpo pode levar um tempo para se readaptar e recuperar o desempenho anterior.

Por fim, o mais importante é manter a constância e aproveitar os benefícios da memória muscular.

Comentários estão fechados.