Como consumir espinafre: cru ou cozido? Estudo revela a resposta

Incorporar o espinafre na alimentação é essencial, mas surge a pergunta: qual é a melhor maneira de aproveitar seus nutrientes?

O espinafre, repleto de ferro, cálcio, potássio e vitaminas B6, C e K, é uma excelente fonte de antioxidantes, como a luteína, que contribui para a redução do risco de diversas doenças, incluindo a degeneração macular, conforme a Harvard Health Publishing.

Ao incluir esse superalimento à sua alimentação, surge a pergunta: qual a melhor forma de aproveitar seus nutrientes?

Qual a melhor forma de consumir o espinafre?

Um estudo da Food Chemistry, avaliado pelo portal da escola de medicina da Harvard, sugere que a melhor maneira de obter o máximo de luteína é consumi-lo cru, sem cozimento.

Os pesquisadores analisaram os níveis de luteína do espinafre após ser frito, fervido e cozido no vapor. Após quatro minutos de fervura, a hortaliça perdeu 40% dos níveis de antioxidantes; após 90 minutos, foram 90%.

Apenas dois minutos de fritura resultaram em mais de 60% de diminuição nos níveis. No cozimento a vapor, cerca de 50% foram perdidos após quatro minutos, segundo a Harvard.
Assim, concluíram que a melhor maneira de obter o máximo desses antioxidantes é consumindo-o cru.

Recomendam picá-lo no liquidificador para smoothies ou no espremedor de frutas, pois essas formas liberam mais luteína das folhas.

Leia mais: Receita fácil: pão sem carboidratos a melhor opção para quem quer emagrecer

Nem todos pensam assim

Contudo, há controvérsias. Uma pesquisa da Universidade Babasaheb Bhimrao Ambedkar, na Índia, sugere que consumir espinafre cru em excesso pode levar a pedras nos rins, dor abdominal, pressão arterial baixa e vômito.

A nutricionista Neha Sahaya explicou que o espinafre contém ácido oxálico, que pode formar cristais insolúveis ao se ligar ao cálcio e outros minerais. Consumido cru, esse ácido pode interferir na absorção de cálcio, ferro e outros minerais, causando problemas.

A nutricionista integrativa Karishma Shah alerta que pessoas com problemas gástricos ou intestinais devem evitar consumir espinafre cru, pois pode causar acidez, dores de estômago, síndrome do intestino irritável, gota, inchaços e gases. Recomenda um teste prévio antes de consumir em grandes quantidades.

Comentários estão fechados.