Conheça a cidade mais bonita do mundo, segundo a ciência
Estudo que compara a arquitetura das cidades com a proporção áurea determinou que Chester, no Reino Unido, é a cidade mais bonita do mundo
Quando você em “cidade mais bonita do mundo“, logo imagina Rio de Janeiro, Paris, Florença ou algum lugar no Canadá, por exemplo? Pois, a ciência trouxe um lugar aleatório, bem no noroeste da Inglaterra. Uma cidade medieval com quase 80 mil habitantes e poucos hipermercados. Estamos falando de Chester, cuja arquitetura lhe rendeu o título de cidade mais bonita do mundo.
Mas, de onde vem isso e por quê? Tudo começou com uma classificação da Online Mortgage Advisor, que considerou o percentual de edifícios alinhados na proporção áurea. Traduzindo, trata-se de uma proporção que calcula, matematicamente, a beleza.
Só para exemplificar, reflete a estética natural de edifícios famosos, como o Le Corbusier. Ou, ainda, a arte de Leonardo da Vinci. E, poeticamente falando, está nas coisas mais simples da vida, por exemplo, conchas, pinheiros, flores… e os temidos furacões!
Ok, e como os pesquisadores usaram a proporção áurea para chegar à cidade mais bonita do mundo? É o que você vai descobrir agora!
Como foi a pesquisa?
A princípio, os pesquisadores praticamente escanearam as cidades mais atraentes para os olhos por meio do Google Street View. Na plataforma, então, buscaram fotos de frente de centenas de ruas e mais de 2.400 edifícios em destinos de todo o mundo.
Em seguida, traçaram pontos nas esquinas de cada edifício para calcular a proporção entre os lados mais longos e mais curtos. Depois, comparava à proporção áurea. Trabalheira, hein?
Conforme os cálculos, Chester marcou 83,7%. Por isso, conquistou o título de cidade mais bonita do mundo. Só para ter uma ideia, bateu Veneza no topo, com 83,3%.
Em seguida, vem Londres, em terceiro com 83%. Ainda no top 5, Belfast em quarto, com 82,9%, e Roma no quinto lugar, com 82%.
Leia mais: Praia brasileira é considerada pela sétima vez a melhor do mundo
Enfim, a cidade mais bonita do mundo!
Chester é, inicialmente, uma das cidades mais significativas da Inglaterra, sobretudo pela história. Só para ter uma ideia, tem:
- o maior anfiteatro romano da Grã-Bretanha
- o hipódromo mais antigo do país
- uma catedral de 1.000 anos
Com muralhas medievais e romanas que chegam a mais de três quilômetros, a cidade mais bonita do mundo foi fundada em 79 d.C. Inicialmente, tinha a finalidade de servir como forte romano.
Hoje, o rio Dee cruza uma das cidades muradas mais bem preservadas da Grã-Bretanha, com arquitetura vitoriana, além de edifícios, seguindo o estilo enxaimel.
Leia mais: Cidade brasileira foi eleita, na Espanha, como a mais inteligente do mundo. Confira!
Principais atrações
Lembra da catedral de 1000 anos? É a Catedral de Chester, construída em 1093 sobre um antigo mosteiro beneditino. O edifício homenageia a Santa Werburgh, antiga princesa anglo-saxã.
A construção mistura diversos estilos arquitetônicos, incluindo o normando, o gótico inglês, o gótico perpendicular e o Tudor. Depois de tantos anos de pé, passou por uma ampla reforma durante o século XIX. Em seguida, ganhou uma torre do sino, já no século XX.
Outra atração importante da cidade mais bonita do mundo é o Eastgate, um dos antigos portões das muralhas medievais. O original era guardado por uma torre de madeira substituída por uma torre de pedra no século II.
Sendo assim, a torre atual é de 1768, e leva a uma passarela que faz parte das muralhas da cidade. Porém, em 1899, acrescentaram um relógio ao topo do Eastgate para celebrar o Jubileu de Diamante da Rainha Victoria.
Hoje, o portão é um dos ícones da cidade e o segundo mais fotografado de toda a Inglaterra.
Então, que tal visitar a cidade mais bonita do mundo enquanto viajar pela Inglaterra?
Comentários estão fechados.