Conheça a intenção paradoxal e como isso te ajuda a dormir melhor

A estratégia consiste em driblar o sono, em vez de tentar dormir nos casos de insônia

Você já teve aquela sensação desesperadora de querer dormir e simplesmente não conseguir? A mente começa a divagar e, apesar de forçar o sono, ele simplesmente não vem! Pois, este é, aparentemente, o principal erro quando tentamos superar a insônia, sabia? Por isso, os especialistas recomendam a “Intenção Paradoxal”.

Trata-se de uma técnica aparentemente contraditória, mas que pode ser a chave para uma noite de sono verdadeiramente restauradora. Então, vamos saber um pouco mais sobre isso?

O que é a Intenção Paradoxal?

Inicialmente, a “Intenção Paradoxal” é uma estratégia que terapeutas e psicólogos usam há décadas. Mas, recentemente, ganhou destaque nas redes sociais, especialmente no TikTok.

Sua ideia central é que tentar forçar o sono pode ter o efeito oposto, prolongando a agonia da insônia. Em vez disso, propõe uma abordagem contraintuitiva. Dito de outra maneira, em vez de se esforçar para dormir, tente ativamente não dormir!

Mas, onde está o fundamento disso? Segundo estudos científicos, a Intenção Paradoxal aumenta a frequência de comportamentos que já ocorrem. Assim, prescreva o próprio sintoma.

Vamos analisar isso de forma prática? No caso específico da insônia, tem o objetivo de reduzir a ansiedade por não conseguir dormir. Para isso, instrui pacientes a fazer o oposto do que desejam, ou seja, ficar acordados ou acordadas.

A princípio, parece não ter muita lógica. Mas, tudo parte da ideia de que tentar controlar o processo do sono interfere negativamente nele. Afinal, o sono é, de modo geral, um processo involuntário.

Sendo assim, forçar demais pode ter efeitos contraproducentes. Ao permitir-se permanecer acordado, a ansiedade acaba diminuindo gradualmente.

Leia mais: O que acontece se você comer muita castanha-do-pará?

Como testar o método?

Ok, o nome até não parece muito comum, mas sua aplicação é mais simples do que se imagina. Em primeiro lugar, só vá para a cama quando estiver com sono. Parece óbvio, mas muitas vezes nos forçamos a dormir antes de estarmos realmente cansados.

Segundo o psiquiatra Joaquín Mateu-Mollá, forçar o sono cria um ciclo vicioso de ansiedade. Como resultado, prende nossa atenção ao relógio e, inclusive, no cansaço que sentiremos no dia seguinte se não dormirmos.

Além disso, a intenção paradoxal ainda envolve:

  • Preparação para dormir: antes de qualquer coisa, reserve seu quarto apenas para dormir. Assim, evite ambientes muito iluminados ou temperaturas extremas. Ou seja, apenas se deite, apague as luzes e relaxe.
  • Mantenha os olhos abertos: este é, aliás, o cerne da técnica. Assuma uma posição confortável com os olhos abertos e repita mentalmente que não está dormindo. À medida que o cansaço se instala, resistir ao impulso de fechar os olhos torna-se mais difícil.

Leia mais: Esta é a hora perfeita para você dormir, segundo Harvard.

A importância do bem-estar do sono

Com ou sem intenção paradoxal, o fato é que a falta de sono é uma questão de saúde mundial. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 40% da população mundial enfrenta problemas para dormir.

Portanto, entender e aplicar a estratégia pode ser benéfico para muitos. Não se trata apenas de uma abordagem inovadora, mas também de uma maneira de aliviar a ansiedade em torno do sono.

Em suma, vivemos um cenário no qual a insônia afeta um número significativo de pessoas. Por isso, explorar métodos não convencionais, como a Intenção Paradoxal, pode ser a chave para uma noite de sono repousante.

Neste sentido, ao invés de lutar contra a dificuldade de dormir, talvez seja hora de tentar algo novo e permitir que o sono aconteça naturalmente.

 

E você, tem sua própria técnica para dormir quando o sono teima em não vir? Compartilhe com a gente!

Comentários estão fechados.