Carboidratos: Cuscuz, tapioca ou pão francês é o mais saudável?
A escolha do carboidrato ideal para o emagrecimento depende de diversos fatores, como calorias, índice glicêmico, presença de glúten e suas necessidades individuais
A busca por uma alimentação saudável e equilibrada é cada vez mais frequente, e com ela, a dúvida sobre qual o melhor carboidrato para quem deseja emagrecer. Assim, cuscuz, tapioca e pão francês são três opções populares na mesa dos brasileiros, mas qual delas se encaixa melhor em uma dieta para perda de peso?
Calorias
Em termos calóricos, o pão francês leva a pior, com 125 calorias em uma unidade de 45g. A tapioca segue com 123 calorias em 35g (2 colheres de sopa), enquanto o cuscuz se destaca como o menos calórico, com 122 calorias em 100g
Índice Glicêmico
Mas as calorias não são o único fator a se considerar. O índice glicêmico (IG) indica a velocidade com que o alimento se transforma em açúcar no sangue. Quanto maior o IG, mais rápido o aumento da glicose, o que pode levar ao acúmulo de gordura.
Nesse quesito, o cuscuz novamente se destaca como o menos vantajoso, com um IG de 140. A tapioca vem em seguida com IG de 115, enquanto o pão francês apresenta o menor IG, de 95.
Leia mais: Cultivar cogumelos no banheiro. É isso mesmo?
Fibra e Glúten
O cuscuz e a tapioca não possuem glúten, o que pode ser uma vantagem para pessoas com intolerância ou sensibilidade ao glúten. No entanto, isso não significa que podem ser consumidos à vontade.
A tapioca, por exemplo, é rica em carboidratos simples, que podem elevar rapidamente a glicemia. Já o cuscuz, apesar de ter um IG alto, é rico em fibras, que promovem saciedade e regulam o intestino.
Leia mais: 5 benefícios das sementes de melancia que poucos conhecem
Pão Francês
O pão francês, embora tenha o menor IG entre os três, é rico em glúten e carboidratos simples, além de geralmente ser consumido com recheios calóricos. A escolha ideal vai depender das necessidades e objetivos de cada pessoa.
Gostou deste conteúdo? Continue nos acompanhando através de outros conteúdos como este aqui no site Mundo Em Revista!
Comentários estão fechados.