Exagerou? Confira 13 chás que ajudam a desinchar!
Inchaço é um problema comum que pode ser causado por diversos fatores. Chás podem ajudar a reduzir o volume e eliminar o excesso de líquidos.
Exagerou nas refeições e bebidas no fim de semana? Agora está sofrendo com inchaço? Isso é resultado do acúmulo de líquidos no corpo ou até mesmo de problemas circulatórios. Nesse caso, vale a pena apostar nos chás que ajudam a desinchar. E acredite, você provavelmente tem vários deles na sua casa.
Uma das principais causas do inchaço é o fato de consumirmos menos água e ir menos ao banheiro durante eventos sociais. Isso resulta na retenção de toxinas que causam o inchaço. Além disso, problemas circulatórios também podem contribuir para o problema.
Por que os chás ajudam a desinchar?
Felizmente, os chás podem ajudar a desinchar. Quando utilizados corretamente, eles podem melhorar o fluxo sanguíneo e a perfusão dos tecidos.
Dessa forma, os chás reduzem a pressão arterial, diminuem a agregação plaquetária e aliviam a inflamação comum em condições como varizes e hemorroidas.
Os melhores chás que ajudam a desinchar
Ginkgo Biloba
O Ginkgo Biloba é conhecido principalmente por melhorar a circulação, principalmente no cérebro. Por isso, é comumente usado no tratamento de vertigens e para aprimorar a memória. Sua ação consiste na dilatação dos vasos sanguíneos, promovendo um fluxo sanguíneo melhorado.
LEIA MAIS: 8 alimentos anti-inflamatórios para proteger o seu corpo
Alecrim
O alecrim, além de ser uma erva aromática muito usada na gastronomia, também é um chá que ajuda a desinchar. É delicioso, principalmente quando combinado com limão, e pode ser consumido na forma de infusão ou óleo essencial.
Entre seus principais benefícios, estão melhorar a digestão, estimular a transpiração e facilitar a eliminação do inchaço.
Alho
Apesar de não ser tão comum quanto os outros chás que ajudam a desinchar, o alho é benéfico para a saúde vascular. Suas propriedades auxiliam, por exemplo, na redução da pressão arterial e na diminuição do colesterol, prevenindo a formação de placas nas artérias.
Espinheiro-Branco
O espinheiro-branco, também conhecido como Crataegus, é tradicionalmente utilizado para tratar condições cardíacas. Ele melhora a circulação, fortalece as paredes dos vasos sanguíneos e regula a pressão arterial.
Casca de Abacaxi
Não jogue a casca de abacaxi fora! Ela é rica em vitamina C e a enzima bromelina, que contribui para processos digestivos. Basta infundir a casca em água fervente por alguns minutos e adicionar folhas de hortelã para melhorar o sabor.
LEIA MAIS: 5 receitas vegetarianas para um Natal especial e delicioso
Cavalinha
A cavalinha possui propriedades diuréticas e alto teor de silício, o que fortalece o tecido conjuntivo das paredes dos vasos sanguíneos. Por isso, ela é um dos chás que ajudam a desinchar, melhorando a circulação.
Centella Asiática ou Gotu Kola
A Centella Asiática, também conhecida como Gotu Kola, é usada para melhorar a circulação e a saúde dos vasos sanguíneos. Ela é especialmente útil no tratamento de varizes e insuficiência venosa crônica.
Hibisco
O chá de hibisco é famoso por auxiliar na perda de peso, pois tem poucas calorias. Além disso, ele é um diurético natural. Estudos comprovaram sua capacidade de aumentar a produção de urina, semelhante a medicamentos sintéticos como hidroclorotiazida e furosemida.
Além disso, o chá regula a aldosterona, hormônio responsável pela produção de urina, sendo uma opção eficaz para reduzir a barriga em poucos dias.
Hamamélis
A hamamélis possui propriedades adstringentes e é frequentemente usada para reduzir a inflamação e fortalecer os vasos sanguíneos. Ela é benéfica no tratamento de varizes e hemorroidas.
LEIA MAIS: Dor no pescoço: porque ela aparece e como tratar
Chá Verde
O chá verde é um dos chás que mais ajudam a desinchar. Rico em catequinas e antioxidantes, o chá verde contribui para a saúde das artérias, reduzindo a inflamação, o colesterol e melhorando a função endotelial.
Dente-de-Leão
O dente-de-leão é conhecido por suas propriedades diuréticas, que ajudam a reduzir o inchaço e melhorar a circulação.
Videira Vermelha
As folhas da videira vermelha são utilizadas para fazer chá e são benéficas para a circulação, especialmente para pessoas com problemas nas pernas.
Salsinha
Por fim, a salsinha, famoso tempero brasileiro, é um dos melhores chás para desinchar. Ela é eficaz para reduzir o inchaço e aumentar a produção de urina.
Estudos internacionais destacam seu flavonoide como responsável por aumentar a produção de urina. Por isso, o chá de salsinha é um ótimo remédio caseiro para aliviar a retenção de líquidos.
Leia também: 10 alimentos ricos em proteínas, além do ovo
Comentários estão fechados.