Já viu que o limão-taiti não tem sementes? Por que será?

A genética do limão-taiti faz com que a fruta não tenha sementes, mas carregue características que favorecem seu uso comercial

Limonada, tempero da sala, raspas da casca para a receita do bolo… sem dúvidas, o uso do limão-taiti na culinária é muito versátil! O sabor cítrico e as propriedades nutricionais fazem dessa fruta uma das mais populares. Mas, tem um detalhe que, talvez, você nunca tenha reparado: o limão-taiti não tem sementes!

Vamos descobrir o motivo!

LEIA MAIS: Cerveja Lager: Uma escolha refrescante em climas quentes

A origem do limão-taiti explica sua ausência de sementes

A maioria dos limões, laranjas e limas têm sementes. No entanto, essa variedade se caracteriza justamente pela ausência delas. Isso está relacionado com a composição cromossômica.

Você sabia que o limão-taiti não é uma espécie por si só? Na verdade, ele é um híbrido natural, resultado do cruzamento entre a cidra e o limão-grego. E é exatamente nessa mescla genética que está a explicação para a ausência de sementes.

A combinação dessas duas variedades resultou em um fruto partenocárpico, ou seja, produzido sem ser fertilizado. Por isso, ele não possui sementes.

Isso acontece porque, diferentemente dos frutos normais, esse tipo de fruto não se desenvolve quando o óvulo da flor é fertilizado pelo pólen.

Nesse caso, há alguma “anormalidade” na polinização. Isso não tem nada a ver com espécies produzidas em laboratório, mas sim com modificações naturais.

No entanto, isso sozinho não explica a ausência de sementes no limão-taiti. A reprodução dessa variedade é mais rara do que de outras variedades. Isso ocorre porque eles possuem três conjuntos de cromossomos, ao invés de dois como a maioria dos partenocárpicos.

Esse número ímpar impede que haja pares suficientes para o emparelhamento durante a meiose. Como resultado, alguns genes são segregados e as sementes não se formam.

Como é produzido o limão-taiti?

Portanto, temos uma desvantagem reprodutiva. Porém, em compensação, o limão-taiti tem frutos maiores, o que lhe confere vantagens comerciais.

Para lidar com esse desafio, os agricultores utilizam uma técnica chamada enxertia. Nesse processo, uma parte de uma tília conhecida por não produzir sementes é retirada e incorporada a uma nova árvore. Com isso, ocorre a clonagem da árvore original, aumentando a produção de limões sem sementes.

Outras características do limão-taiti

Já entendemos por que o limão-taiti não tem sementes. Porém, essa não é sua única característica especial. Ele é maior e possui uma casca mais espessa do que o limão-grego, do qual é originado. Isso faz com que ele seja mais resistente a doenças e tenha uma vida útil mais longa.

Outra característica do limão-taiti é que ele é menos ácido, tornando-o perfeito para fazer limonadas e outras bebidas. Além disso, ele é mais suculento.

Por fim, a casca lisa permite que ele tenha usos além da cozinha. É possível utilizá-lo desde a confecção de remédios caseiros até para eliminar odores de casa.

LEIA MAIS: Idiomas primitivos: veja como 7 línguas antigas se mantiveram vivas até os dias atuais.

Ah, e você lembra da técnica de reprodução mencionada anteriormente? Ela pode resultar na presença de sementes em alguns limões-taiti. Isso ocorre porque as variedades de limões sem sementes às vezes podem ter uma ou duas delas devido à polinização cruzada, especialmente se cultivadas próximas a outras frutas.

Portanto, se você encontrar uma semente em um limão-taiti, não se surpreenda nem desconfie de fraude, pois esse fenômeno é relativamente comum.

Comentários estão fechados.