Qual é o melhor horário para você jantar? Especialistas dizem
Descubra como encontrar o melhor momento para sua última refeição do dia e ter mais saúde.
Qual o horário ideal para jantar? Entenda que isso varia de pessoa para pessoa e depende de diversos fatores, como estilo de vida, saúde e preferências. Portanto, a ciência nos mostra que a resposta a essa pergunta é bastante personalizada.
Flexibilidade no horário de jantar
Nutricionistas esclarecem que não existe um horário universal para o jantar que se adeque a todos. Depende enormemente do seu ritmo de vida, inclusive se há necessidade de trabalho à noite. Dessa forma, alguns sugerem um intervalo alimentar regular ao longo do dia, indicando refeições a cada três ou quatro horas, começando até duas horas após acordar. Além disso, reforça a importância de manter um padrão alimentar estável, priorizando escolhas saudáveis que garantam satisfação e fome em ciclos bem definidos.
Contudo, ajustar o horário do jantar requer uma análise cuidadosa de variáveis pessoais, como as demandas do dia a dia, sensações de fome e até mesmo condições médicas específicas. Nutricionistas apontam também para a importância de respeitar os costumes culturais e as necessidades individuais na escolha do melhor horário para jantar. Mas de um modo geral eles indicam:
Coma dentro de 2 horas após acordar e a cada 3-4 horas.
Jantar entre as 17h-19h é ideal, mas faça a última refeição pelo menos 3 horas antes de dormir.
Se tiver problemas digestivos, jantar mais cedo pode ajudar quem tem refluxo ácido ou diabetes.
Leia mais: Café faz bem para a saúde? Quantas xícaras por dia consumir?
O que devemos evitar comer antes de dormir
Alimentos ricos em gorduras e cafeína são vilões conhecidos que podem perturbar tanto a digestão quanto o descanso noturno. Por outro lado, não é preciso abolir completamente o jantar tardio se essa for a sua única opção, desde que se opte por refeições leves e nutritivas. Além disso, os especialistas, ressaltam a importância de ouvir os sinais do corpo e satisfazer a fome com inteligência, optando por alimentos que favoreçam um bom sono e uma digestão tranquila.
Comentários estão fechados.