5 motivos pelos quais você pode estar tendo suor noturno
Está suando à noite? Estas podem ser as causas!
Você costuma acordar durante a noite suado? Muitas pessoas reclamam de ter suores noturnos com frequência, e não só em dias extremamente quentes, mas também naqueles de temperatura amena. Não é agradável acordar assim, mas estes episódios têm explicação.
Diversos fatores podem contribuir para que os suores noturnos apareçam, alguns sendo mais sérios, e outros bastante inofensivos. Hoje trouxemos alguns exemplos, para que você possa observar e ir atrás do que pode estar causando este desconforto.
Por que você pode estar tendo suor noturno?
Infecções
Quando nosso corpo está com alguma infecção, o organismo costuma aumentar a temperatura corporal para tentar combatê-la. O suor aparece na tentativa de diminuir essa temperatura. Geralmente, nestes casos, a sudorese costuma aparecer acompanhada de alguns outros sintomas, e pode ser desencadeada por infecções como o resfriado, ou até mesmo algumas mais graves, como o vírus do HIV, por exemplo.
Leia mais: A atividade física é mesmo importante? 6 dicas para incluí-la na sua rotina
Estresse ou ansiedade
Tanto o estresse quanto a ansiedade costumam ativar o sistema de luta ou fuga do corpo, que tem efeito sobre a frequência cardíaca, causando um aumento na pressão arterial e até mesmo na respiração.
Estas mudanças acabam elevando a temperatura corporal, levando o corpo a produzir suor para resfriamento. O problema é que nestes casos, o suor noturno pode gerar mais ansiedade, o que gera mais suor, virando um ciclo bastante desagradável.
Hormônios
Algumas mulheres costumam sentir suores noturnos quando entram na menopausa ou durante a perimenopausa, que é o período que antecede a menopausa. Esse tipo de sintoma pode acontecer pela alteração no nível de estrogênio, que pode desregular os níveis de neurotransmissores que regulam a temperatura no cérebro.
Homens com baixos níveis de testosterona também podem sofrer com os suores noturnos, e isso é mais comum de acontecer após os 45 anos de idade. Porém, não é incomum ver isso acontecendo com homens mais jovens.
Medicamentos
Alguns medicamentos afetam neurotransmissores e algumas partes do cérebro que são responsáveis pela regulação da temperatura corporal, e por isso o suor noturno costuma ser comum.
Medicamentos como corticoides, reposição hormonal da tireoide e inibidores da recaptação de serotonina costumam ser alguns deles. Lembrando que drogas ilícitas também causam esse tipo de sintoma com frequência, bem como o uso excessivo de bebidas alcoólicas.
Leia mais: É possível diagnosticar diabetes tipo 2 pela sua voz?
Atividade física de alta intensidade
Pessoas que praticam atividade física de alta intensidade podem ter suores noturnos, mesmo treinando durante o dia. Isso porque esse tipo de atividade pode aumentar a taxa metabólica basal, deixando a temperatura do corpo mais alta por cerca de 14 horas após. Além disso, este pode ser um sintoma do overtraining, bem como de uma nutrição insuficiente para a prática de exercício.
Comentários estão fechados.