O que fazer para ter um cérebro feliz e saudável? Nutricionista de Harvard diz

Nutricionista de Harvard mostrou os elementos que promovem um cérebro saudável ao longo da vida!

Saber como ter um cérebro saudável é fundamental para uma vida plena e equilibrada. Afinal, o cérebro é o comandante central do nosso corpo, influenciando nossa cognição, emoções e até mesmo nosso bem-estar geral.

Em busca de descobrir os segredos por trás de um cérebro saudável, Uma Naidoo, nutricionista de Harvard, fez diversas pesquisas por décadas e informou que a boa alimentação é o principal pilar para a saúde cerebral.

Veja abaixo as principais dicas da nutricionista e comece a adotar esses hábitos agora mesmo para um cérebro forte:

1 – Alimentação com cores variadas

Desde o roxo do repolho até o verde do alface, essas cores trazem diversos nutrientes que atuam nas funções cerebrais.

E não é só isso, especiarias como cúrcuma, pimenta-do-reino, alecrim e manjericão também ajudam a manter nosso cérebro funcionando adequadamente.

Leia mais: O melhor tipo de fruta para o cérebro, segundo nutricionista

2 – Gorduras boas

Naidoo afirma que uma das maneiras de manter o cérebro saudável é aumentando o consumo de gorduras boas.

A dica da especialista é usar óleos de abacate e oliva, que não só são anti-inflamatórios, como também oferecem benefícios para o intestino e o metabolismo.

3 – Ingestão adequada de micronutrientes

Os micronutrientes, como as vitaminas do complexo B, C, D e E, e os minerais, como zinco, cálcio, ferro e magnésio são essenciais para o bom funcionamento nervoso e cognitivo.

Além disso, eles atuam na regulação de neurotransmissores responsáveis pela felicidade e sensação de bem-estar, como a serotonina e a dopamina.

4 – Reduzir ao máximo alimentos processados

A nutricionista destaca a importância de reduzir alimentos processados na sua rotina alimentar. Devendo optar por alimentos não processados ou minimamente processados.

Ela relata que vegetais, leguminosas, grãos e frutas vermelhas são excelentes fontes de fibras, essenciais para a saúde cerebral e para criar um ambiente favorável às bactérias benéficas no intestino.

Naidoo também incentiva o consumo de carboidratos complexos, podendo ser obtidos em vegetais, explicando que eles são processados gradativamente pelo corpo, ajudando a evitar picos de glicose (açúcar) no sangue.

Leia mais: 8 alimentos que clareiam os dentes naturalmente! Confira!

5 – Constância e equilíbrio

Por último, mas não menos importante, manter hábitos consistentes e equilibrados cria um ambiente propício ao funcionamento cerebral adequado.

Equilibrar a ingestão de nutrientes, evitar excessos e cuidar da saúde mental promove estabilidade emocional.

Comentários estão fechados.