A pandemia da Covid-19, sem dúvidas, veio para desafiar tudo o que a ciência sabia sobre vírus. E, como ela ainda não acabou, seguimos acompanhando de perto a evolução de um vírus que infectou (e matou) milhões de pessoas globalmente. Mas, pense bem: você conhece alguém que sequer foi infectado? Mesmo convivendo com quem testou positivo? Provavelmente. Daí, vem a pergunta: por que algumas pessoas nunca pegam Covid-19?
A princípio, uma resposta provável estaria na imunidade natural à Covid-19. Aliás, um tema que tem intrigado cientistas e despertado a curiosidade do público. Afinal, por que somente alguns sortudos ou sortudas não contraíram a doença?
Leia mais: Qual é a quantidade de água ideal para você perder peso?
Por que algumas pessoas nunca pegam Covid-19: o que estudos descobriram?
Diante dessa inquietude um grupo de pesquisadores do Reino Unido realizou um estudo para entender a imunidade natural. A pesquisa, conduzida por instituições como a University College London e o Imperial College London, envolveu a exposição voluntária de 36 indivíduos saudáveis ao SARS-CoV-2.
Os resultados, publicados na revista Nature, trazem perspectivas interessantes sobre as respostas imunológicas que protegem certos indivíduos do vírus.
Em linhas gerais, as pessoas participantes, além de saudáveis, não tinham histórico de Covid-19 e nem tomaram a vacina. A metodologia, então, consistiu na exposição ao vírus pelo nariz, seguida do monitoramento detalhado do sangue e da mucosa nasal.
A partir disso, os cientistas fizeram o sequenciamento unicelular, gerando dados de mais de 600 mil células individuais. E as descobertas jogam uma luz sobre por que algumas pessoas nunca pegam Covid-19.
Principais descobertas
A princípio, os pesquisadores identificaram respostas imunológicas específicas que ocorrem imediatamente após a exposição ao vírus. Curiosamente, isso se deu particularmente no sistema imunológico do nariz.
Esses mecanismos foram observados pela primeira vez e são fundamentais para a defesa rápida contra a infecção. Ok, e como eles funcionam? Em resumo:
- Ativação de células imunológicas: imediatamente após a exposição, certas células imunológicas no nariz e no sangue são ativadas.
- Gene HLA-DQA2: então, altos níveis de atividade desse gene antes da exposição ajudam a prevenir infecções sustentadas.
- Resposta imune inata: além disso, indivíduos que eliminaram o vírus rapidamente desenvolveram respostas imunitárias sutis e específicas, ao contrário das respostas generalizadas típicas.
Com isso, esses achados oferecem principalmente uma compreensão mais profunda de como o corpo reage a infecções virais. Isso inclui, por exemplo, a gripe, não só a Covid-19.
Leia mais: 7 filmes que retratam transtornos mentais de forma certeira
Implicações para tratamentos futuros
Mais do que responder a por que algumas pessoas nunca pegam Covid-19, estas descobertas têm o potencial de revolucionar o desenvolvimento de novos tratamentos e vacinas. Afinal, ao entender as respostas imunológicas naturais, é possível criar terapias que imitem essas defesas naturais. Ou seja:
- Novas vacinas para simular essas respostas imunológicas rápidas e específicas.
- Terapias que ativam as células T e outros componentes do sistema imunológico mais eficazes na prevenção e tratamento da Covid-19.
Assim, a questão da imunidade natural à Covid-19 ainda é um campo de estudo emergente. Ainda assim, os avanços feitos até agora são promissores, sobretudo para entendermos por que algumas pessoas nunca pegam a Covid-19.
Caso as pesquisas continuem, poderemos não apenas entender melhor como evitar a infecção, mas principalmente aplicar esse conhecimento para proteger toda a população de futuras pandemias.
Comentários estão fechados.