Por que vinho tinto causa dor de cabeça? Pesquisa revela a causa!

Um estudo publicado na Revista Nature descobriu o motivo do vinho tinto causar dor de cabeça - Veja o motivo!

Você já se perguntou por que o vinho tinto causa dor de cabeça? Ou pior, você faz parte do grupo de pessoas que passam por esse problema? Existe uma razão cientificamente comprovada para isso!

Em 20 de novembro de 2023, uma pesquisa publicada na revista Nature revelou que isso acontece devido à inibição de ALDH2 causada pelo glicuronídeo de quercetina, resultando na dor de cabeça proveniente do vinho tinto.

Ficou com dúvida? Continue lendo até o final, porque vamos explicar detalhadamente como isso acontece!

LEIA MAIS: 5 metas de ano novo para ter uma melhor saúde mental

Por que o vinho tinto causa dor de cabeça: Entenda a pesquisa

Um estudo recente, conduzido pela Universidade da Califórnia e publicado na Scientific Reports, associada à revista Nature, trouxe uma hipótese intrigante sobre a dor de cabeça após a ingestão de vinho tinto.

A pesquisa sugere que a presença de quercetina no vinho tinto, um tipo de antioxidante encontrado nas uvas, pode desencadear efeitos adversos, como dor de cabeça.

Na verdade, a quercetina é uma substância que traz diversos benefícios à saúde, mas o problema surge quando ela se transforma em glicuronídeo, o que ocorre de acordo com a capacidade do corpo de metabolizar o álcool.

Com isso, o acúmulo resultante da toxina acetaldeído pode causar dores de cabeça e outros sintomas. Por isso, algumas pessoas sofrem de dor de cabeça ao beber vinho tinto, enquanto outras não. Isso depende de como o organismo metaboliza a bebida.

LEIA MAIS: 4 alimentos que os humanos comem e os cachorros podem comer

Além disso, o nível de quercetina no vinho e a exposição à luz solar podem modular esses efeitos, aumentando a oxidação e a formação de glicuronídeo.

Mesmo que a hipótese ainda esteja em estudo, os cientistas já encontraram indícios que a apoiam.

Comentários estão fechados.