Qual é a última hora em que você pode tomar uma xícara de café?
Café e sono: o que a ciência revela sobre o melhor horário para consumir sua bebida favorita sem atrapalhar o descanso.
Investir em uma xícara de café ao longo do dia é um hábito comum, especialmente para quem busca um estímulo extra de energia. No entanto, o horário em que você consome o café pode ter um impacto significativo na qualidade do seu sono. De acordo com uma recente revisão de estudos publicada na revista Sleep, o consumo dessa bebida deve ser evitado nas horas que antecedem o sono, mais especificamente, deve-se parar de ingerir cafeína até 8 horas antes de ir para a cama.
Isso quer dizer que, se você costuma ir para a cama às 23h, a última xícara de café deve ser consumida por volta das 14h, logo após o almoço. Essa recomendação, mais restritiva do que as orientações anteriores, sugere que o consumo tardio de café pode reduzir o tempo de sono, diminuir a eficiência do descanso e até aumentar o tempo de sono leve em detrimento do sono profundo.
Leia mais: 6 Dicas para escolher a forma de silicone perfeita para sua Airfryer
Impacto do café no sono: como a cafeína interfere no ciclo noturno?
A cafeína age no organismo bloqueando a ação da adenosina, um neurotransmissor responsável por gerar a sensação de cansaço. Normalmente, a adenosina se acumula ao longo do dia, promovendo o sono à medida que a noite se aproxima. Então, quando a cafeína substitui a adenosina no cérebro, ela impede essa sensação de cansaço, mantendo a pessoa desperta por mais tempo.
Contudo, o efeito estimulante da cafeína não é permanente. Quando o impacto do café passa, o cansaço acumulado retorna de forma mais intensa. O que pode levar ao consumo de mais café para evitar este sono, criando um ciclo vicioso.
Leia mais: Como é feito café descafeinado? Dá para ser seguro e saboroso?
E qual seria o melhor horário para tomar a primeira xícara?
Mas, haveria um horário ideal para você tomar a sua primeira xícara de café? De acordo com estudos científicos recentes, sim! O melhor horário para tomar a primeira xícara de café no dia é entre 9h30 e 11h30 da manhã.
Isso ocorre porque, logo ao acordar, os níveis de cortisol, o hormônio responsável por regular o estado de alerta, estão naturalmente elevados no organismo. Dessa forma, consumir café imediatamente após acordar pode interferir com a produção natural de cortisol, diminuindo sua eficácia ao longo do tempo e potencialmente aumentando a tolerância à cafeína.
Dessa forma, ao esperar até que os níveis de cortisol comecem a diminuir, entre 9h30 e 11h30, a cafeína pode trabalhar em sinergia com o ciclo natural do corpo, proporcionando um aumento mais eficaz na energia e no estado de alerta sem interferir nos ritmos hormonais.
Leia mais: Cafés especiais? 4 passos para escolher e preparar o melhor café!
A importância de respeitar o seu relógio biológico
Por fim, para garantir uma noite de sono de qualidade, é essencial para preservar tanto a saúde física quanto a mental. Estudos indicam que adultos devem dormir entre sete e nove horas por noite. Ou seja, dormir um tempo necessário para que o corpo realize processos metabólicos importantes. No entanto, o consumo de cafeína em horários inadequados pode comprometer a capacidade de alcançar esse descanso reparador.
Portanto, para garantir uma boa noite de sono, considere ajustar o horário em que você consome café. Evitar o consumo após o meio-dia pode ser um passo importante para melhorar a qualidade do seu descanso, evitando problemas como insônia, estresse e até envelhecimento precoce. Lembre-se, priorizar o sono é investir na sua saúde a longo prazo.
E aí, qual é a última hora em que você toma a sua xícara de café? Bem, agora você já sabe como não atrapalhar o seu sono!
Comentários estão fechados.