Quanto tempo você deveria deixar o feijão de molho?
A água ajuda a remover as impurezas presentes no grão.
Deixar o feijão de molho antes de cozinhar é uma prática comum entre muitos brasileiros. Mas você sabe a importância desse processo? Ao deixá-lo de molho você não só reduz o tempo de cozimento, como também o torna mais digerível e os seus nutrientes mais acessíveis. Para saber mais sobre a importância de deixar o feijão de molho, continue a leitura.
Por que deixar o feijão de molho?
Melhora a digestibilidade
O processo de molho contribui na quebra de açúcares complexos e oligossacarídeos presentes no feijão, que podem causar desconforto gástrico e flatulência. Dessa forma, ao deixar os grãos de molho, você os torna mais digeríveis e reduz os efeitos colaterais desagradáveis associados ao seu consumo.
Leia mais: Você sabia que esses alimentos, chamados de legumes, são, na verdade, frutas?
Eliminação de impurezas
O feijão contém substâncias antinutricionais, como o ácido fítico e os inibidores de tripsina, que interferem diretamente na absorção de nutrientes. O processo de molho ajuda a reduzir a presença dessas substâncias, tornando os nutrientes presentes no grão mais disponíveis para o organismo.
Redução do tempo de cozimento
Ao deixar o feijão de molho, as sementes absorvem água, o que ajuda a hidratar os grãos e reduzir o tempo de cozimento. Isso é útil inclusive para os feijões mais duros, como o feijão preto e o carioca.
Leia mais: 6 lindas plantas, perfeitas para embelezar ambientes com pouca iluminação
Quanto tempo o feijão deve ficar de molho?
O tempo de molho varia de acordo com o tipo de feijão. De modo geral, é recomendado que o feijão fique submerso em água de 4 a 12 horas para amolecer os grãos e acelerar o processo de cozimento.
Devo trocar a água do feijão?
Sim. Não se deve usar a mesma água do molho para o cozimento, pois ele libera espumas e outras substâncias que, quando não descartadas, podem interferir no sabor e digestibilidade do alimento. É recomendado também que se troque a água do molho pelo menos duas vezes, a fim de garantir que as impurezas sejam eliminadas de forma eficiente.
Comentários estão fechados.