Como identificar um ovo estragado antes de abri-lo? Veja esses truques!

Evite ovos ruins e estragados com truques simples.

Quem nunca quebrou um ovo para cozinhar e se deparou com um cheiro desagradável ou aparência ruim? Essa situação é mais comum do que parece, e o pior, muitas vezes acontece quando misturamos o ovo a outros ingredientes. Nesse sentido, há truques para saber se um ovo está estragado antes de abri-lo. Então, que tal aprender a identificar ovo estragado antes mesmo de quebrá-lo? Confira as dicas e nunca mais passe por esse problema.

Como identificar um ovo estragado?

Sinais externos

Uma das primeiras coisas a se observar é a casca do ovo. Dessa forma, ela deve ser lisa, limpa e sem rachaduras. Assim, e você notar rachaduras, é um sinal de que o ovo pode ter sido danificado durante o transporte ou armazenagem, o que pode comprometer sua qualidade. Casca com rachaduras ou sujeira visível deve ser um alerta para não utilizar o ovo.

Leia mais: Sabia que alguns alimentos não podem ser aquecidos no micro-ondas? Entenda os motivos!

Use a técnica da ovoscopia com uma lanterna

Se você quer identificar se um ovo está estragado antes mesmo de quebrá-lo, a técnica da ovoscopia é uma excelente opção. Segure o ovo contra uma lanterna e observe a posição da gema e a clareza da clara. Se a gema estiver centralizada, sem manchas escuras e a clara estiver transparente, o ovo está fresco. Se houver bolhas de ar ou turvação, ou se a gema estiver descentralizada, é melhor não usá-lo.

Analise a clara e a gema após abrir o ovo

Opte por quebrar o ovo em um recipiente à parte, examine a clara e a gema. A clara deve ser límpida, translúcida e consistente, sem manchas ou turvação.

A gema, por sua vez, deve ser amarela ou alaranjada, preferencialmente centralizada, indicando que as calazas estão intactas. Se a gema estiver escura, liquefeita ou com manchas, é provável que o ovo esteja estragado.

Leia mais: Veja como a alimentação pode te ajudar a retardar o envelhecimento

Armazenamento adequado

Um dos motivos pelos quais ovos estragam é o armazenamento inadequado.Para garantir a frescura dos ovos e evitar problemas, armazene-os na geladeira, preferencialmente na parte mais fria e em um compartimento designado para ovos, com a ponta mais fina voltada para baixo. O consumo ideal é recomendado dentro de 25 dias após a data de postura, e seguir essas orientações contribui para estender a vida útil dos ovos.

Comentários estão fechados.