11 carros com mesmo nome no Brasil e no exterior, mas bem diferentes

Apesar do mesmo nome, os modelos têm design completamente distintos!

Viajar ou principalmente morar no exterior traz, claro, muito conhecimento. Afinal, estamos em outro país, com cultura e costumes totalmente diferentes. Mas, também proporciona um pouquinho de “cultura inútil”, ou seja, aquilo que não agrega exatamente algo de importante, mas vale saber. Por exemplo, carros com mesmo nome no Brasil e no exterior, mas que são totalmente diferentes.

A seguir, apresentamos alguns modelos para vocês. E acredite, alguns são muito diferentes mesmo!

Fiat Tipo

Esse é, inegavelmente, um dos carros com mesmo nome no Brasil e no exterior, mas totalmente diferentes! O Fiat Tipo chegou ao Brasil na década de 90 como um hatch. A ideia inicialmente era “brigar” com outros modelos, como Kadett GSi, Gol GTI e Escort XR3 (aliás, quem lembra destes modelos?). Mas, acabou saindo de linha em 1997.

Na Europa, o carro tem duas versões: Hatchback (do tipo médio) e Station Wagon. A primeira nos lembra um pouquinho o Argo, só que mais espaçoso. Já a segunda versão é muito, muito diferente da que conhecemos do Tipo no Brasil. E, ao menos em Portugal, é uma das mais populares, sobretudo entre motoristas por aplicativo.

LEIA MAIS: Erros de português que você comete diariamente sem perceber

Citroen C3

Outro que surpreende pelas diferenças é o C3. Embora as primeiras versões sejam similares tanto na Europa quanto no Brasil, o lançamento mais recente do modelo francês não tem nada a ver com as anteriores.

Só para ilustrar, o C3 europeu mais recente é o elétrico e-C3, com design bem mais sofisticado e plataforma totalmente distinta.

Opel Corsa

Outra diferença gritante entre carros com mesmo nome no Brasil e no exterior. O Corsa brasileiro tinha tanto as versões compacta quanto sedan e Station Wagon. E convenhamos, agradava a gregos e troianos, tanto pelo design quanto economia (e preço).

Na Europa (ou, ao menos, em Portugal), as versões antigas até se pareciam bastante. Similaridade que, entretanto, acabou nos modelos mais novos. Atualmente, o hacth tem um design bem mais moderno, com uma pegada bem urbana. Ah, e reparou que não é Chevrolet Corsa, mas Opel?

Fiat Fiorino

Queridinha dos utilitários, o Fiorino no Brasil era o furgão do tipo “pau pra toda obra”. Na Europa, também, mas tem versões tanto para carga quanto passageiros. Ou seja, a base do Uno já era!

Dacia Captur

Mais um choque nas diferenças entre carros com mesmo nome no Brasil e no exterior. O modelo saiu de linha no mercado brasileiro em 2023, após seis anos de venda. A SUV tinha a plataforma da Duster, tanto que se parecia muito no design.

Já o modelo europeu tem um pouco mais de espaço e design totalmente diferente. Inclusive, as novas versões têm um ar mais esportivo. Também é muito usada pelos motoristas por aplicativo, até pelo espaço interno.

LEIA MAIS: 7 estratégias que Bill Gates usou para ter sucesso na vida

Honda HR-V

De fato, existem duas versões do HR-V. Uma delas é aquela que se produz na fábrica da Honda em Itirapina, modelo global. A outra é exclusiva da América do Norte, do tipo médio e mesma plataforma do Civic 11ª geração.

Outra curiosidade? Esse modelo chegou ao Brasil neste ano, mas com nome diferente: ZR-V.

Fiat 500x

O Fiat 500 básico não tem tanta diferença entre o Brasil e o exterior. No entanto, a versão 500x é, sim, um pouco diferente, sobretudo pelo espaço, tamanho e ter quatro portas. Um charme!

Toyota Yaris também está entre os carros com mesmo nome no Brasil e no exterior

O Yaris ganhou o coração dos brasileiros por ser um hatch de design bem elegante e arrojado. Entretanto, o modelo que se fabrica no Brasil vai para os mercados emergentes da América Latina e Ásia. Em outras palavras, uma versão mais modesta. Já a produção no Japão é mais sofisticada, com plataforma diferenciada.

Ford Focus

O Ford Focus é produzido no Brasil até hoje, mas deve sair de linha no próximo ano. No mercado brasileiro, tem um design arredondado, que até lembra um pouco o Fiesta.

Na Europa, especialmente em Portugal, o design até se parece bastante. Entretanto, no país, o Focus é um carro mais familiar, quase to tipo Station Wagon.

Nissan Kicks é outro dos carros com mesmo nome no Brasil e no exterior, mas com alguma diferença

Se compararmos os modelos produzidos no Brasil, Índia e Europa, até não enxergamos tanta diferença. Aparentemente! Pois, a plataforma indiana, por exemplo, é mais larga e maior. Bem parecida com a europeia.

LEIA MAIS: 50 cidades mais perigosas do mundo, tem brasileiras no ranking!

Astra

No Brasil, o Astra teve diferentes modelos, desde o hatch ao sedan. E fez sucesso! Entretanto, apesar das diferentes versões brasileiras, nenhuma se parece com aquela vendida na Europa, atualmente.

Eleito carro do ano em Portugal, o Opel Astra tem versões hatchback e Sports Tourer.

E então, sabia que existiam tantos carros com mesmo nome no Brasil e no exterior, mas com design tão diferente? O que acha dos modelos em cada país? Conte para a gente nos comentários!

Comentários estão fechados.