10 alimentos ricos em proteína, além do ovo. Confira!

Embora rico em proteínas, o ovo precisa ser consumido com moderação e, então, balanceado com outros alimentos

Quando você pensa em alimentos ricos em proteína, certamente lembra logo dos ovos e carne, não é verdade? De fato, sim, o nutriente está presente. No entanto, há fontes ricas também em itens de origem vegetal, sabia? Então, para deixar sua dieta ainda mais completa, confira uma lista de alimentos ricos em proteína, além do ovo e carne.

Mas, antes de tudo, vamos relembrar a importância da proteína? Em primeiro lugar, o nutriente está relacionado ao reparo, crescimento e manutenção de tecidos, músculos e órgãos. Além disso, também está envolvido na produção de hormônios. Ou seja, tem um papel fundamental para o organismo.

Por isso, é recomendado adotar alimentos ricos em proteína na dieta. Mas por que oferecer alternativas justamente aos ovos? É o que você vai saber agora.

Cuidado ao consumir ovos

Inicialmente, a carne é um dos alimentos ricos em proteína mais indicados, seja bovina, suína, aves ou peixes. Mas e quanto aos vegetarianos? Eles recorrem a outras alternativas, certo? É aí que entram itens como leite e ovos.

No entanto, embora os ovos contenham, de fato, alta concentração de proteínas, é necessário ter cautela ao consumi-los. A recomendação média é de 3 unidades diárias, embora isso possa variar conforme a pessoa. Assim, a ingestão em excesso deve seguir orientação especializada.

Do contrário, podem aumentar os níveis de gordura no sangue, já que o ovo é também rico em colesterol. Consequentemente, isso pode causar aumento de peso e até problemas na filtração dos rins. E isso acontece justamente pelo excesso de proteínas, inclusive quando consumido com outras fontes.

10 alimentos ricos em proteína além do ovo

Então, devemos parar de comer ovos? Apenas se tiver algum tipo de intolerância! Principalmente porque o alimento é rico em outros nutrientes importantes para a saúde.

No entanto, não devemos consumir apenas um dos alimentos ricos em proteína. Em outras palavras, o ideal é variar as opções e adotar uma dieta diversificada.

Sendo assim, listamos alimentos ricos em proteínas tanto para quem consome carne quanto para veganos e vegetarianos.

Carnes em geral

Tanto carne vermelha quanto branca são excelentes alimentos ricos em proteína. No entanto, assim como os ovos, elas precisam ser consumidas com moderação, pois também são fontes de gordura saturada, que aumenta o colesterol ruim. Portanto, é melhor optar pelas versões mais magras e pelo preparo assado ou grelhado.

Peixes

Ok, peixe também é carne, mas o colocamos separado pois normalmente é mais magro do que as opções bovina e aves, além de ter menos calorias.

Além de serem alimentos ricos em proteína, os peixes são fontes de ômega 3, principalmente o salmão.

Leite e seus derivados são ótimos alimentos ricos em proteínas

Além de proteínas, também contêm fósforo e cálcio. O leite e seus derivados são altamente nutritivos e bastante completos. No entanto, eles também são ricos em gordura, portanto, seu consumo deve ser moderado.

Leguminosas

Uma opção para veganos e vegetarianos são as leguminosas, como lentilha, grão-de-bico, amendoim, feijão e ervilha, que têm um alto valor proteico. No entanto, as proteínas presentes nessas leguminosas são absorvidas em menor quantidade. Portanto, quem não come carne deve consumi-las em maior quantidade. Mais uma vez, é recomendado buscar orientação de um nutricionista.

Mais alimentos ricos em proteínas

Além do que já listamos acima, confira mais opções para deixar sua dieta mais equilibrada e, principalmente, rica em proteínas.

  • Quinoa
  • Oleaginosas
  • Kefir
  • Frutos-do-mar (caranguejo, camarão, mexilhão, entre outros)
  • Arroz cozido
  • Amaranto

A diversificação da dieta, juntamente com a combinação desses alimentos, desempenha um papel muito importante na promoção do crescimento e na manutenção adequada do funcionamento do organismo, especialmente em indivíduos que não consomem proteínas de origem animal.

Falando em proteína, confira aqui como consumir o nutriente em pó.

Comentários estão fechados.